Quem Somos | Histórico
O Centro de Ciências de Araraquara (CCA) foi criado em 28/12/1989, através de um convênio estabelecido por um período de 15 meses entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SCTDE) e a UNESP, sendo o Instituto de Química o órgão executor. Com a verba liberada trimestralmente pela SCTDE, o CCA iniciou suas atividades em março de 1990, sendo instalado inicialmente em imóvel alugado no centro da cidade. Em 14/03/1991, devido ao atraso contínuo na liberação das parcelas previstas, o convênio foi prorrogado por mais 15 meses. Porém, não houve aporte de novos recursos financeiros durante este período. Com o esgotamento desses recursos o Centro de Ciências foi obrigado a desocupar o imóvel locado, passando a ser alojado em um espaço de 240 m2 cedido informalmente pela Escola Industrial “Ana de Oliveira Ferraz”, entidade vinculada à Fundação “Paula Souza”. Neste local funcionou até meados de 1998.

Devido à inadequação desse espaço e à indefinição da situação de sua ocupação a Coordenação do CCA e a Direção do Instituto de Química da UNESP de Araraquara solicitaram à Secretaria de Estado da Educação a cessão de imóvel de escola estadual desativada para o funcionamento do Centro. Com o apoio recebido por parte da Secretaria da Educação, conseguiu-se do Governo do Estado a cessão do imóvel da extinta EEPG “Profª. Eunice Sampaio Peixoto Araújo”, localizado na Av. Bernardino Arantes de Almeida, s/nº, com área total de 7231,68 m2 e construída de aproximadamente 2.000 m2.

A cessão foi formalizada através do Decreto Estadual nº. 42.935, de 16 de março de 1998, e do Termo de Permissão de Uso por um período de 20 anos, renovável por mais 20 anos, da Procuradoria Geral do Estado de SP. Após adequação do prédio, realizada com o apoio da Prefeitura Municipal, as novas instalações foram abertas ao público em 16 de abril de 1999.

Nesta nova fase, além da continuidade às atividades de apoio ao público escolar desenvolvidas até então, iniciaram-se novas atividades, visando estimular a visitação ao CCA. Com esta finalidade foram sendo implantados programas como: “Ciência Viva”, “Ciência Vai à Escola” e “Plantão de Dúvidas”.

No ano de 2005 o Centro de Ciência, através de parceria com a Fundação Vitor Civita, adquire novos equipamentos e tem a possibilidade de reestruturar a parte física do prédio mantida até hoje.

Em dezembro de 2008 o CCA torna-se, depois de muito empenho de sua equipe mantenedora, Unidade Auxiliar Simples da UNESP.

O Centro de Ciências conta, desde sua criação até os dias atuais, com o apoio de monitores bolsistas (vinculados aos programas de apoio da PROEX e Ciência na UNESP) e voluntários que atuam nos projetos, na manutenção de equipamentos e desenvolvimento e criação de novas atividades, ajudando no desenvolvimento dos objetivos do Centro: difusão do conhecimento científico e tecnológico.