Projeto - PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Subprojeto de licenciatura em Química: “Estímulo a Docência atuando no processo de Formação inicial de Professor de Química: construindo um novo olhar desse profissional na rede pública de ensino, articulando vivências, saberes acadêmico e escolar, e a experimentação investigativa como ferramenta motivadora no processo de aprendizado de conceitos químicos.”


O projeto conta com 24 bolsistas, estudantes do curso de Licenciatura em Química, sendo 12 do Instituto de Química do Câmpus de Araraquara, sob a coordenação dos professores doutores Amadeu Bego e Olga M. Mascarenhas de Faria Oliveira

 

 

Objetivos do Projeto:

  1. Levantar as dificuldades do aprendizado de conceito/conteúdos de Química de alunos do Ensino Médio, tendo em vista elaborar experimentos que auxiliem no aprendizado, bem como o desenvolvimento de um material didático pedagógico, abrangendo conceitos e práticas do cotidiano e da atualidade, para cada sub-área da Química (Geral, Inorgânica, Físico-Química, Analítica e Orgânica).
  2. Proporcionar subsídios para estratégias de formação continuada a ser implementada pela Universidade/Unesp - no Centro de Ciências de Araraquara – CCA e no projeto do Núcleo de Ensino da FCT de Presidente Prudente, no sentido de capacitar os professores da rede na utilização de abordagem experimental no ensino da química.
Voltar