Quem Somos | Histórico

O Centro de Ciências de Araraquara não tem personalidade jurídica própria, estando diretamente vinculado à Diretoria do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Araraquara. O CCA é membro da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC), e está cadastrado no Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e no Sistema Estadual de Museus (SEM). Também é uma instituição conveniada com a Fundação para o Desenvolvimento (FDE) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a partir do projeto “Cultura é Currículo – Lugares de Aprender – A escola sai da escola”, desde o ano de 2009. Possui parceria com a Prefeitura Municipal de Araraquara, através da Secretaria Municipal de Educação, desde 1999.


Assim, pode-se dizer que o Centro de Ciências é um espaço de divulgação da ciência aberto a visitação de escolas, alunos, professores, comunidade em geral e a todas as pessoas interessadas em descobrir e aprender sobre a ciência.


OBJETIVOS


Desde a sua fundação, dentre seus objetivos destacam-se:


1. Estímulo ao uso da experimentação no ensino de Ciências do Ensino Fundamental e Médio;


2. Oferecimento de condições para o aperfeiçoamento constante (capacitação) dos professores do Ensino de Ciências e de Química;


3. Aumento da interação entre a Universidade e a rede de Ensino Fundamental e Médio, através da participação dos alunos de graduação do campus da UNESP de Araraquara (cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química, Pedagogia, Ciências Sociais, Ciências Farmacêuticas, Economia, Administração, Letras) em uma série de atividades tais como apoio à realização de Feiras de Ciência, participação na tradicional Feira de Profissões da UNESP, oferecimento de cursos de aperfeiçoamento e de extensão, ou como monitores nos programas “Ciência Viva”, “Ciência Vai à Escola” e “Gincana Tecnológica e Investigativa de Química”, entre outros;


4. Apoio aos alunos do Ensino Fundamental e Médio na elaboração de trabalhos, montagens de Feiras de Ciência, etc;


5. Atividades de divulgação dos conhecimentos científicos e tecnológicos junto a comunidade em geral, através da disponibilização da Biblioteca, vídeos, recursos multimídia, exposições permanentes e temporárias, cursos e atividades culturais, empréstimo de kits com modelos e experimentos de ciências (Experimentoteca).